CIPA

Segurança do Trabalho

O setor metalúrgico é o que registra o maior número de acidentes de trabalho.
Fatores como, o ruído, a utilização de máquinas e ferramentas e a exposição a produtos químicos, caraterizam esta categoria como de risco.

 

A má organização do trabalho aumenta substancialmente os riscos de acidente. Profissionais que trabalham em tarefas fora da sua especialidade ou profissionais mal preparados são alvos mais expostos a acidentes.

 

pic

 

como evitar acidentes

1 - O primeiro passo para a prevenção do acidente é a monotorização de parâmetros ambientais no local de trabalho, tais como: ruído, iluminação, conforto térmico e exposição a produtos químicos .

2 - Em relação ao ruído, existem vários mecanismos que permitem reduzir os níveis de som, para além disso, a empresa empregadora deve implementar a obrigatoriedade do uso de auscultadores ou "abafadores".

3 - A iluminação deve ser adequada, para que o trabalhador possa ter a visibilidade necessária à execução das suas tarefas em segurança.

4 - Aos trabalhadores que trabalham com fornos, deve ser dada especial atenção ao perigo de desidratação e às queimaduras. Uma boa ventilação do posto de trabalho e vestuário de proteção adequado são obrigatórios.

5 - Exposição a produtos tóxicos: Algumas tarefas realizadas pelo trabalhador metalúrgico, obrigam ao contato com produtos químicos perigosos. Trabalhos como a soldadura, libertam gases que, ao ser inalados, podem provocar intoxicações graves, a curto ou longo prazo.
Recomenda-se o uso de máscara de proteção para o nariz, óculos ou máscara para proteger os olhos (indicada para soldadura) e luvas de proteção para as mãos a fim de evitar eventuais queimaduras.

6 - Além dos aspetos atrás referidos, existem outros riscos inerentes ao trabalho do metalúrgico. O perigo de esmagamento causado por queda de barras ou ferramentas deve ser precavido com o uso de calçado próprio, normalmente com biqueira de aço, palmilha reforçada, e sola antiderrapante e resistente a óleos ou produtos químicos.
Um aspeto importante é a formação do trabalhador na área de Higiene e Segurança do Trabalho, um trabalhador informado é um trabalhador salvaguardado.

  • Metalúrgica Cataguases

    Desde 1986 no mercado, nossa empresa atualmente atende clientes de todas as regiões do país.
    Instalada em um parque fabril com área superior a 7000 m2, somos um dos principais fabricantes de equipamentos da região, operamos em diversos seguimentos da economia.

  • Contato

    Metalúrgica Cataguases Indústria e
    Comércio de Máquinas Ltda.

    Av. Manoel Inácio Peixoto, 76
    Bairro Industrial - Cataguases MG

    Tel: 55 (32) 3421-4889
    Fax: 55 (32) 3422-2280
    Email: adm@metalurgicacataguases.com.br